Jardim em flor: quais as melhores plantas e flores para o exterior

Plantas e flores são excelentes adições à decoração de qualquer casa: trazem mais frescura ao dia a dia e proporcionam uma sensação de bem-estar. Neste artigo, trazemos-lhe algumas sugestões de plantas e flores para que possa encher de cor o seu jardim, varanda ou terraço, e dicas sobre como cuidar das plantas de jardim exterior.

Estudos sugerem que cuidar de plantas pode ser tão benéfico para a saúde como praticar meditação. Por isso, se tem um espaço exterior (seja uma varanda, um terraço ou um jardim), nada como enchê-lo de vegetação para o tornar mais agradável e relaxante! Já lhe demos algumas dicas sobre quais plantas de interiores que dão menos trabalho para cuidar e sobre como deve proceder para manter as suas plantas vivas e viçosas durante mais tempo. Agora, falamos sobre que plantas e flores escolher para o seu jardim exterior.

plantas de jardim exterior

Conheça as plantas mais adequadas para um jardim exterior

Quais as melhores plantas para jardim e espaço exterior?

plantas jardim exterior

Escolher as plantas certas é o primeiro passo para um jardim sempre bonito

Existem plantas que se adequam melhor a ambientes húmidos e outras que preferem climas mais secos. O truque é escolher espécies que sejam naturalmente resistentes e adequadas ao clima do local onde vivemos. Assim, poupamos recursos e utilizamos plantas autóctones que se adaptam às condições do local onde são cultivadas. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Muitas das plantas de origem mediterrânica são mais resistentes à secura, pelo que, ao optar por este tipo de plantas, não terá grandes preocupações com a rega das mesmas. Estas plantas são fáceis de identificar, se ficar atento ao tipo de folhagem. Plantas com folhas pequenas, espessas e rijas ou com folhas em formato de espinho ou agulhas são ideais para colocar em espaços exteriores, pois resistem muito bem à falta de água durante a época do Verão.

plantas jardim exterior

Ao escolher as plantas para o seu jardim, preste atenção à folhagem

Opte também por plantas com folhagem de cor acinzentada ou esbranquiçada e aquelas cuja folhagem liberte uma forte fragrância. Os óleos essenciais que emitem a fragrância criam uma camada protetora que protege a humidade das folhas e evita que as plantas sequem em períodos de pouca chuva ou rega. Como bónus, pode ter a certeza de que, nos dias de muito calor, o seu jardim terá um aroma intenso e agradável. 

Em Portugal, plantas como as suculentas, os cactos, a lavanda e grande parte das aromáticas são excelentes escolhas para plantar em jardins exteriores, pois reúnem as características acima citadas. São plantas de fácil cultivo (quer seja em vaso ou em canteiro), com necessidades moderadas de rega e altamente resistentes ao sol e calor dos meses de verão. 

plantas jardim exterior

Para além de perfumar o jardim, as plantas com fortes odores são mais resistentes

Cuidados a ter com plantas de jardim exterior

Ainda que opte por espécies mais resistentes, haverá sempre alguns cuidados necessários para que o seu jardim continue a ser um local bonito e agradável de visitar. Factores como o local de plantação, a poda e o próprio transplante da planta (quando a compramos em vaso e passamos para o canteiro do nosso jardim) devem obedecer a regras específicas que irão assegurar uma longa vida para as suas plantas. 

Comecemos pela localização. Antes de iniciar o projeto do seu jardim, decida onde quer colocar as plantas e escolha as espécies de acordo com estes espaços. Árvores e arbustos devem ter espaço suficiente para que as suas raízes se espalhem pelo solo. Aproveite também para planear a distribuição das cadeiras e mesas de acordo com as sombras disponíveis.

plantas jardim exterior

Planeie a distribuição dos móveis de acordo com as sombras

Dependendo das condições climatéricas, poderá ter maior ou menor necessidade de regar as plantas do seu jardim exterior. Na maioria das cidades portuguesas, os meses de verão costumam ser bastante secos, pelo que se recomenda que, durante este período, regue as plantas duas vezes por semana. 

Para plantar as suas flores, use terra com adubo (natural ou mineral). Pode inclusive fazer fertilizante caseiro com borras de café, cinzas de lareira (se tiver uma em casa) ou cascas de bananas. Regularmente, deve podar as plantas e verificar a existência de pragas de insetos.

Dicas de decoração para o seu jardim exterior

Por último, queremos deixar algumas dicas para que tire o máximo partido das plantas e do espaço exterior. É maravilhoso ter um jardim em casa, mas projetar um jardim agradável à vista pode parecer algo complicado. Como regra geral, deve escolher apenas duas a três variedades de plantas para decorar o seu jardim. Assim, o resultado visual será mais harmonioso e também corre menor risco de que uma determinada espécie prejudique a outra.

Tal como na decoração de interiores, a escolha das cores para o seu jardim tem muito impacto no resultado final. Se procura criar um espaço sumptuoso, opte por tons quentes (laranja, vermelho e amarelo). Se, por outro lado, pretende criar um espaço relaxante, deve escolher cores frias (como o azul e o lilás). A paleta escolhida poderá estar refletida nas flores, mas também nos têxteis de exterior.

plantas jardim exterior

Combine os têxteis com as cores das flores e plantas

Agora que já conhece um pouco mais sobre plantas e flores, está na hora de começar a planear o seu projeto de exterior. Mãos à obra!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter