3 Formas de ter plantas em casa sem ter muito trabalho

As plantas permitem mudar a decoração de qualquer espaço. Ter plantas em casa requer alguns cuidados, pois é preciso água e muita luz para se manterem viçosas, mas não tem de ser uma tarefa impossível. O sítio onde as colocamos, o tipo de planta e o ambiente à sua volta podem fazer toda a diferença.

Antes de mais, é importante perceber que certas espécies de planta não são adequadas para interiores. No entanto, existem várias espécies reconhecidas por desintoxicar o ambiente, humidificar o ar e reduzir as impurezas. São exemplos de espécies adequadas a interiores a violeta africana, os catos, a planta-aranha, entre outras. Siga as nossas sugestões e descubra três formas originais de ter plantas dentro de casa, sem ter muito trabalho.

Ter plantas em casa

Plantas em casa: do jardim para o prato

Uma tendência a que se tem assistido é a criação de pequenas hortas interiores. Pelas suas caraterísticas, as plantas aromáticas, como os coentros, a salsa e a hortelã, são as plantas mais escolhidas para ter dentro de casa.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Numa varanda ou em qualquer outro lado da casa, um jardim de ervas aromáticas não só decora, como perfuma o ar. A melhor parte? Pode usar as ervas aromáticas para temperar os seus pratos, levando-as diretamente do jardim para a comida. Escolha as espécies que mais utiliza na sua alimentação e desfrute de alternativas biológicas, sem químicos, às tradicionais ervas secas compradas no supermercado. O sabor é muito mais intenso!

Plantas em casa

Uma mesa alegre e ervas aromáticas da sua horta: a refeição perfeita

Encontra embalagens com sementes de ervas aromáticas para cultivar em qualquer grande superfície ou em lojas da especialidade. Leia as instruções da embalagem cuidadosamente antes de plantar. Se usar um canteiro ou vaso grande, certifique-se de que deixa espaço entre sementes, para que as ervas possam crescer de forma natural e saudável.

Jardim de interior

Se sempre quis ter um jardim, mas a sua casa não tem sequer uma varanda, não desista do seu sonho. Uma das tendências do momento é criar um pequeno jardim dentro de casa. Os jardins interiores ficam bem em qualquer divisão, mas as zonas preferidas para este efeito são a sala e o escritório. Independentemente do local que escolher, assegure-se de que se trata de uma zona com bastante luz solar e boa ventilação. Escolha as plantas de acordo com a exposição solar: algumas plantas precisam de mais luz do que outras.  

Plantas em casa

A sala é um excelente sítio para ter plantas

Escolha vasos elegantes e com um tamanho adequado ao crescimento da planta. Se a planta for convenientemente cuidada, irá crescer e as suas raízes necessitarão de espaço e terra suficientes para se expandir. Siga as instruções de rega dadas pelo comerciante. Caso não tenha a certeza das necessidades de água da planta, observe a terra: se estiver húmida, é sinal de que a planta ainda não absorveu toda a água presente na terra.

Escolha vasos de acordo com a sua decoração. Aposte em vasos originais e que realcem a beleza das plantas. Para complementar a decoração, acrescente alguns elementos que façam lembrar os jardins. Os vasos em cerâmica são elegantes e diferenciadores. Crie um efeito inesperado colocando vários vasos num tabuleiro, sobre o chão, ou usando sistemas de suspensão de vasos. Esta é uma forma muito original de ter plantas em casa.

Plantas em casa

Sortido Vaso planta IVER

V de Verde e de Varanda

Nada melhor do que o verde das plantas em casa para dar uma nova vida a uma varanda. Se tem varandas, mas nenhuma ideia sobre como decorá-las, nós damos uma ajuda. Se no jardim interior, a escolha deve recair em plantas que precisem de menos sol, para a varanda devemos escolher espécies mais resistentes. O vento, a chuva e a exposição solar direta e intensa podem prejudicar as plantas mais frágeis.

Pode optar por vasos (suspensos ou no chão) ou floreiras. Para complementar a decoração, aposte em cadeiras de verga e móveis de apoio do mesmo material. Coloque as plantas nos cantos da varanda ou em qualquer outro local que não impeça a passagem. Com algumas almofadas e uma pérgula, está criado o local perfeito para relaxar nos dias mais quentes. Se a sua casa tiver uma varanda larga ou um terraço, pode ir mais longe e colocar um sofá, uma mesa de refeição ou uma espreguiçadeira.

Plantas em casa

Se tiver um jardim, uma mesa e algumas cadeiras criam um espaço perfeito para a descontração

Estas são as nossas sugestões para quem quer ter plantas dentro de casa. Gostou das dicas? Ponha mãos na terra e comece a criar o seu jardim!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter