Quais as melhores sebes para jardins?

No momento de planear a construção e decoração de um jardim é importante ter em conta os materiais com que o vai delimitar. Por norma, são muitos os arquitetos paisagísticos a usarem sebes para jardins.

Estas podem tomar formas luxuriantes e ainda possuírem flores. No entanto, esta é uma opção a longo-prazo e para quem precise de uma delimitação no imediato, existirão outras opções.

É preciso ter em conta que o jardim também é um espaço íntimo da casa, ainda que seja ao ar livre. Assim, convém ter em conta alguns pormenores sobre sebes e modos de conferir privacidade ao seu jardim.

sebes para jardins

As sebes poderão ser feitas com diversos tipos de plantas e não apenas arbustos.

Benefícios de sebes para jardins

As sebes para jardins, para além de conferirem um visual muito agradável a um jardim, também têm outros benefícios. Entre eles, a possibilidade de dar privacidade ao espaço, sem necessidade de utilizar materiais de construção ou cercas. Para dias a usufruir do jardim, as sebes também fazem uma proteção contra o vento e eliminam parte dos barulhos de fora. Por outro lado, é possível tudo isto conservando o meio-ambiente e os ecossistemas naturais dos jardins.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

No entanto, é preciso ter em atenção que a sebes necessitam de bastante manutenção. Ainda assim, é possível escolher espécies de plantas que não sejam tão difíceis de cuidar.

sebes para jardins

As sebes são uma maneira natural de dar privacidade ao seu jardim, conferindo uma paisagem decorativa.

Sebes: os melhores materiais e plantas

Segundo o tipo de sebe que quer ter (para delimitar o espaço ou sebes altas para conferirem privacidade), existem diversas possibilidades. Na verdade, são muitas as plantas que poderão ser usadas como sebes. Neste artigo falaremos apenas de algumas delas.

Sebes em planta

  • Thuja plicata: é uma planta com base de madeira, parecendo-se com uma árvore média. Esta é uma sebe que cresce plantando diversas vezes, ao longo de uma fileira. Será mais indicada para ladear caminhos ou jardins de grande dimensão.
  • Prunus lusitânica: esta é uma planta, do tipo arbusto, naturalmente encontrada em Portugal e que, por esse motivo, se dá muito bem com o nosso solo e clima. As suas folhas são parecidas ao “loureiro” e fazem um tipo de sebe fácil de cuidar.
  • Viburnum tinus: para quem quer ter uma sebe adornada com flores, esta será a planta ideal. Para além de se dar muito bem no clima mediterrânico é também tão comum, que pode ser um bom investimento a curto-prazo.

Sebes artificiais

As sebes para jardins artificiais, podem ser uma boa opção enquanto se espera que as sebes naturais cresçam. Esta é uma forma eficaz de conseguir a delimitação do espaço e privacidade, no menor tempo possível. No entanto, estas poderão não ser tão frondosas e vivas – de algum modo também vai variar segundo o orçamento dispensado para uma sebe artificial, pois existe muita escolha no mercado.

Cercas

Por último, as cercas também poderão conferir privacidade ao jardim. É possível fazer partes do jardim em sebe e outras partes em cercas. Plantar uma sebe também pode depender muito do terreno e do espaço para manutenção, pelo que as cercas podem acabar por ser uma melhor solução para o seu jardim.

sebes para jardins

As sebes naturais podem proporcionar inúmeras ideias para a disposição do seu mobiliário de jardim.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores