Quanto custa renovar um apartamento? Vamos fazer as contas

Renovar um apartamento pode ser uma necessidade e uma lufada de ar fresco na nossa vida, mas a verdade é que também pode acarretar custos elevados. Antes de passares das ideias à prática, podes fazer uma estimativa de quanto custa renovar um apartamento. Vamos fazer as contas?

Quanto custa renovar um apartamento - sala

Uma sala renovada deve privilegiar a luz natural

Dependendo das obras e das opções, é inevitável: renovar um apartamento é sinónimo de gastos. A decisão de remodelar uma casa pode acontecer por vários motivos. Pode ser apenas para corrigir e retificar alguns problemas do imóvel que estejam a prejudicar a qualidade de vida dos moradores, mas também a danificar estrutura do imóvel.

É normal que, neste momento, surjam preocupações relativamente à quantidade de dinheiro que será gasto e o trabalho que se adivinha.

O ideal será planear e informar-se corretamente sobre os possíveis gastos. Essencial é também pensar num final feliz: um apartamento confortável, bonito e feliz. Assim, preparamos um conjunto de dicas para perspetivar um orçamento.

Que fatores ter em conta para renovar um apartamento?

São várias as variáveis que influenciam os custos totais de uma renovação. Aliás, todos os valores irão depender dos objetivos da renovação. Primeiro, é necessário analisar que áreas serão renovadas, incluindo os parâmetros desta renovação, os materiais que serão utilizados e a mão de obra.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Renovar a sala

Se não precisares de realizar obras de reabilitação, os gastos na renovação da sala vão depender dos teus gostos. Desta forma, se a ideia for apenas alterar o aspeto da divisão, podes mudar os móveis, a decoração, o sofá ou pintar as paredes. Nesta divisão, o orçamento irá variar de acordo com o que for trocado ou renovado, ou seja, pode oscilar entre os 150 ou 3.000 euros. No fundo, para reduzir o orçamento, podes sempre restaurar ou pintar os teus próprios móveis.

Remodelar a cozinha

Quanto custa renovar um apartamento - cozinha

Uma cozinha renovada pode ser sinónimo de menos gastos no futuro

A cozinha pode ser o espaço mais caro no que toca a renovações. No fundo, esta renovação pode passar por pavimentos, equipamentos, paredes e mobiliário. Indo mais longe, a renovação pode passar pela mudança de canalização, por exemplo. Neste caso, o valor pode chegar aos 7.000 euros, dependendo, novamente, do tamanho da cozinha do número de intervenções a realizar. Mas lembra-te: a mudança de eletrodomésticos mais eficientes, por exemplo, pode significar menos gastos no futuro.

Dar uma nova vida aos quartos

Quanto custa renovar um apartamento - quarto

Os quartos podem ganhar uma nova vida

A chegada de um novo elemento à família ou simplesmente a vontade de criar uma espécie de santuário de bem estar pode levar a várias alterações nos quartos. Neste espaço poderá não gastar tanto dinheiro, tendo em conta, por exemplo, que existem muitos armários embutidos. Podes simplesmente alterar a cama, as cómodas, a pintura e a decoração. Aqui, o orçamento poderá chegar aos 2.000 euros. 

Tem exteriores? Também merecem uma renovação

A felicidade de ter ou uma varanda ou terraço ganhou uma nova força nos últimos tempos. Consequentemente, nasce também o desejo de melhorar e renovar esses espaços exteriores. Estes são espaços destinados, normalmente, ao lazer e relaxamento. Entre plantas, sofás de exterior, mesas e cadeiras, espreguiçadeiras as alterações podem variar entre os 150 e os 1.500 euros.

Quanto custa renovar um apartamento - jardim

Renovar um jardim pode ser maravilhoso para tirar melhor proveito dos dias de calor

Para estimar quanto custa renovar um apartamento também é necessário ter em conta o tempo que esta renovação pode demorar. Além disso, caso a ideia seja fazer uma renovação mais profunda, ou seja, que inclua renovar o chão, substituir as janelas, alterar as pinturas, as paredes, os acabamentos ou melhorar o isolamento, os valores irão aumentar.

Aqui apresentamos valores meramente representativos e de aproximação às necessidades básicas de uma casa, para fazeres uma estimativa de quanto custa renovar um apartamento. Assim, se pretendes inspirar-te na renovação da casa, fica a conhecer as principais tendências de decoração!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores