Quarto Montessori

O quarto Montessori perfeito para os seus filhos

Provavelmente já ouviu falar da metodologia de educação Montessori. Este é um método pedagógico que foi pensado também na estimulação sensorial da criança e consequentemente no espaço que a rodeia. Por este motivo, é possível fazer diversas adaptações para fazer um quarto Montessori. Deste modo, as  crianças para que podem desenvolver ao máximo as suas capacidades.

Quarto Montessori
Cama EASY – Use tons pastel em quartos de criança, estes terão um efeito acalmante e propicio às atividades lúdicas

Maria Montessori, a precursora

Maria Montessori (1870 – 1952), de origem italiana e médica de formação, começou o seu interesse pela pedagogia quando trabalhou com crianças problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Através desta experiência e de um estudo aprofundado da criança, acabou por desenvolver um sistema pedagógico que permitia a aquisição de habilidades cognitivas como a leitura ou a capacidade de expressão pessoal.  

A metodologia Montessori para a educação de crianças

A metodologia Montessori é fundada em alguns preceitos que devem ser observados desde o momento em que o bebé começa a interagir com o mundo que o rodeia. Entre eles estão:

  • Autonomia e liberdade da criança. Na aquisição de muitas das capacidades, a criança deve ser livre de fazer o seu próprio percurso. Por este motivo, é importante que os brinquedos e espaço circundante esteja adaptado à criança, para que ela livremente possa escolher a atividade lúdica que mais goste.
  • Educação centrada no respeito pelo mundo e pelo próximo. A pedagogia montessoriana espera o melhor de cada criança e o ensino da importância que cada um tem sobre o mundo que a rodeia.
  • Adequação dos objetos lúdicos e experiência sensorial. A pedagogia Montessoriana tem em conta brinquedos lúdicos que ofereçam uma experiência sensorial profunda, assim como conta com a adaptação os espaços e objetos de modo a favorecer o seu desenvolvimento integral. 
Quarto Montessori
Dê espaços criativos em quartos e crianças, para que se possam desenvolver livremente.

Quarto Montessori: que regras seguir

Como já vimos, a adequação do espaço é fundamental na educação Montessori. Por este motivo, vemos como é importante que o quarto tenha algumas características que permitam à criança mover-se livremente pelo espaço e lhes dê autonomia para realizarem as mais diversas atividades. Vejamos algumas regras para o um quarto Montessori perfeito.

Quarto Montessori
Cama CABANA – O Quarto Montessori possui sempre camas baixas, que permitem a autonomia dos mais pequenos.

Mobiliário adequado ao tamanho de uma criança

Esta é talvez, uma das principais regras na educação Montessori. Como sabemos já são muitos os infantários e escolas que possuem mobiliário adequado ao tamanho da criança e esta é uma regra que também deve ser aplicada ao seu espaço pessoal. Neste sentido, será bom ter camas baixas e pequenas, para que a criança possa mover-se livremente; os armários e gavetas de roupa deverão também ser em ponto pequeno, para que os mais pequenos possam escolher a sua própria roupa; também os brinquedos e os livros deverão estar arrumados em caixas e estantes aos quais a criança consiga alcançar com facilidade.  

Quarto Montessori
Estante em escada DELTA – Estantes com gavetas pequenas podem ajudar a criança a organizar suas roupas com mais facilidade

Objetos táteis, funcionais e criativos

A experiência sensorial é da maior importância na educação Montessori, pelo que o quarto Montessori deverá ter objetos que permitam esta função. Entre estes estão: tapetes com pelugens macias; têxteis com diferentes texturas e cores; paredes laváveis e onde seja possível escrever ou desenhar. Outra opção será a criação de um espaço criativo dentro do próprio quarto, onde a criança tenha acesso a pequenos instrumentos musicais, um cavalete para pintar do seu tamanho e acesso a um pequeno baloiço, onde possa descansar. 

Quarto Montessori
Tapete TOUCH – Tapetes com pelugens macias oferecem uma boa experiência sensorial

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores