Que sofá comprar? Este artigo dá-lhe as ideias-chave para descobrir-lo

Se está na dúvida sobre que sofá comprar, aqui vamos esclarecê-lo! Existe um sofá para todas as pessoas e para todas as casas. Por isso, preparámos um guia essencial para encontrar o seu sofá ideal. Víctor Ramos, Product Manager da Salas e Responsável de Tendências da Conforama, conta-lhe tudo neste vídeo!

3 aspetos a ter em conta para descobrir que sofá comprar

O sofá é um dos elementos que mais se destaca numa sala, atrevemo-nos mesmo a dizer que é o elemento mais importante. Portanto, antes de decidir que sofá comprar, é preciso pensar racionalmente sobre alguns aspectos importantes como o espaço disponível, o nível de conforto que oferece e qual a sua função.

1. Medir quanto espaço tem disponível

A primeira coisa a fazer é medir a sala onde o sofá vai estar localizado: medir o espaço disponível, ter em conta os “outros” móveis que existem na sala, assim como as portas, janelas e radiadores.

E não se esqueça de medir as escadas ou o elevador para garantir que a embalagem do sofá chega até sua casa.

Se pensa comprar um sofá com chaise longue ou canto, é necessário definir de que lado quer a chaise longue ou até que zona deve chegar.

que sofá comprar

No sofá MAURICE pode encontrar uma chaise longue à esquerda ou à direita

Outra opção será escolher um sofá com jogo de poufs, podendo assim mudar a posição da chaise longue a seu gosto. Como por exemplo no sofá SIMS ou modelo VEGA.

que sofá comprar

O sofá de 3 lugares SIMS tem a opção de vir acompanhado por um jogo de poufs, podendo assim criar uma chaise longue no lado que preferir

Depois de medido o espaço disponível, vai saber que tipo de sofá se adapta melhor à sua sala: poltrona, sofá de 2 lugares, sofá de 3 lugares, sofá com chaise-longue, sofá de canto em L, canto em U, sofá-cama ou relax.

2. Para um sofá ser confortável…

Na busca por um sofá confortável, a altura do sofá, quer do assento quer do encosto, devem ser tidos em consideração. Outro aspecto importante é a profundidade, ou seja, quando estiver sentado, o anca não deve ficar abaixo dos joelhos. Por outro lado, se ficar com os pés pendurados, é porque precisa de uma profundidade de assento menor.

Para que um sofá seja cómodo, os pés devem descansar no chão e a cabeça deve ficar apoiada ao encosto.

que sofá comprar

Ao sentar-se, a anca deve ficar à altura dos joelhos e os pés apoiados no chão.

Uma maneira de garantir mais conforto é a função relax. Em alguns modelos, os motores do assento e do encosto são independentes. Isto permite adoptar uma posição ideal em cada ocasião.

que sofá comprar

O sofá relax eléctrico em pele XXL OLYMPIC possui 4 motores independentes para facilitar ao máximo a escolha da sua postura favorita

3. Pensar qual a função do sofá

Se tiver uma família numerosa e houver espaço suficiente na sala, pode optar por um sofá grande onde todos se podem sentar confortavelmente ao mesmo tempo, como um sofá de canto por exemplo.

que sofa comprar

O sofá de canto em U com cama BOOGIE oferece vários assentos para que todos se possam sentar comodamente

Se em sua casa todos quiserem usar uma chaise longue, a melhor opção é escolher um sofá com assentos deslizantes. Dessa forma, todos poderão estar sentados com as pernas esticadas.

Atenção aos deslizantes: não é aconselhável usá-los todos em simultâneo, caso contrário estamos a forçar as guias e a base do assento pode-se dobrar.

que sofá comprar

Chaise longue BENSON, com assentos deslizantes e convertível em cama

Um sofá com arca de armazenamento é a melhor opção para guardar revistas, mantas, almofadas… quando perceber que, graças à arca, pode arrumar a sala na perfeição não vai conseguir viver sem ela.

que sofá comprar

Chaise longue conversível em cama APRIL com arca de armazenamento de grande capacidade

Para as casa mais pequenas que não têm espaço para os convidados, o melhor é escolher um sofá-cama. Uma óptima opção são os conversíveis com sistema de abertura italiano.

que sofá comprar

O sofá de 3 lugares ROY converte-se numa cama de 190×135 cm

Tipos de material de um sofá

Outro elemento chave que deve ter em consideração para saber que sofá comprar é o material de fabrico. Para os encostos existem muitas opções, pode encontrar estofos em pele, pele sintética, tecido, microfibra… cada tipo tem características específicas e a sua manutenção pode variar bastante.

1. Sofá em pele

Se procura algo elegante, a primeira opção pode ser um sofá em pele como o modelo HAWAI, que oferece elasticidade e suavidade.

que sofá comprar

A chaise longue HAWAI vai encher a sua sala de elegância graças à sua pele, um material natural, flexível, quente e muito fácil de limpar

2. Sofá em tecido

Se tiver filhos pequenos em casa ou animais de estimação, o mais recomendável é escolher um sofá em tecido. Existe a opção de escolher um sofá com capa amovível, embora não seja o mais recomendável porque após algumas lavagens o revestimento tende a encolher.

Outra opção é proteger o sofá com uma capa, mas se não quiser tapá-lo, recomendamos um sofá com tratamento anti-manchas. A cobertura anti-mancha protege todas as fibras, impedindo que a sujidade se entranhe no tecido.

que sofá comprar

Sofá de 3 lugares CHIEW com revestimento Aquaclean®

A tecnologia Aquaclean® é uma protecção avançada aplicada ao revestimento do seu sofá. O tratamento cobre, fibra a fibra, o tecido com uma molécula invisível que impede que a mancha (líquida ou sólida) adira ao tecido.

3. Sofá de veludo

O veludo é o tecido favorito dos mais atrevidos. Transmite calor e elegância a qualquer sala ou zona da casa.

que sofá comprar

Sofá de 3 lugares VEGA, em veludo

As últimas tendências em sofás para a próxima estação

No que respeita ao design, a última novidade são os sofás “open base”. Têm os pés mais altos e isso, além de dar uma aparência muito mais moderna, facilita a limpeza, principalmente para as famílias que possuem um aspirador tipo robô.

que sofá comprar

Sofá de canto MIAMI com pés metálicos e estilizados

No que respeita à cor, a tendência para 2020 são os tons neutros como o bege, o vison e o cinza claro.

qué sofá comprar

Sofá de canto em pele LEMAN, em vison

Um modelo que reúne todas estas tendências é o sofá de canto LUGO. Trata-se de um sofá que adicionámos recentemente à nossa gama pelo seu design vanguardista e pela sua funcionalidade. Tem um pouco de tudo: pés altos, encostos reclináveis até 90º para criar um ambiente de sossego, função relax com motor, modelo disponível em azul, cinza claro e cinza escuro.

que sofá comprar

O sofá de canto LUGO faz parte da nossa nova colecção e reúne todas as tendências para o próximo ano

Outra maneira para ficar a par das tendências é decorar a sua sala com uma poltrona sillón, como o modelo KISS por exemplo. Outras opções são os modelos YASMÍN, FELIX e RETRO. O melhor é experimentar todos para saber qual deles se adequa melhor ao que procura!

que sofá comprar

Poltrona decorativa LINA, KISS e YASMÍN (da esquerda para a direita)

Que lhe parecem as ideias-chave de Víctor Ramos para encontrar o seu sofá ideal?

Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter