Rattan: o que é e como usar na decoração

É uma fibra natural e, através da forma que é trabalhada, confere aconchego e elegância a qualquer casa. Sim, falamos do rattan. Muitas vezes confundido com o vime, o rattan é uma tendência de decoração, presente maioritariamente no mobiliário. Neste artigo damos algumas dicas para que saiba aplicar o rattan na decoração da habitação.

rattan - plantas

As fibras naturais dão um aspeto aconchegante a qualquer divisão

Antes de nos debruçarmos sobre as formas de utilizarmos o rattan na decoração da casa é importante perceber, afinal, o que é o rattan? Em que difere esta fibra do vime? Na verdade, o vime e o rattan são duas fibras naturais cuja principal distinção está na origem e na planta.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Esta é também uma opção sustentável e, por isso, ideal para quem procura um estilo de vida sustentável. Este provém de uma espécie de palmeira conhecida como Calamos Rotang que, com o crescimento, sufoca as plantas à sua volta. Assim, ao retirarmos este material da natureza, algumas plantas acabam por beneficiar.

Como decorar com rattan

Para muitos, o aspeto do rattan (bem como o do vime ou da palha) é muitas vezes associado a casas de campo ou de praia. Desengana-te. Este material pode perfeitamente ser utilizado em interiores de casas de menor dimensão e no centro da cidade. Esta fibra confere elegância, sofisticação e conforto a qualquer divisão.

Visualmente, estes materiais são bastante semelhantes, pois são trabalhados da mesma forma. Outra diferença entre estas duas fibras reside no facto de o rattan ser mais maleável, mais flexível e mais resistente do que o vime. Assim, podem criar-se móveis como cadeiraspoltronasmesas para a sala ou mesmo cestas ou outros objetos decorativos ou de organização.

Criar contrastes com o mobiliário

Uma dica para decorar este material na decoração será usar este material sem exageros e não sobrecarregar visualmente a divisão. Esta fibra pode ser usada em qualquer espaço, do quarto à sala, passando pelo escritório e até pela casa de banho. É importante não esquecer que esta fibra pode ser usada no seu aspeto natural, envernizada ou colorida. A criatividade é que manda!

rattan - sala

Optar pelo rattan em determinadas peças da divisão é uma boa prática

Pormenores em rattan

Candeeiros, vasos, cabeceiras, caixas, bancos, mesas para a sala de jantar, ou mesmo pormenores neste material em alguns móveis …. São vários os exemplos de utilização desta fibra.

As caixas organizadoras, por exemplo, são uma ótima opção para quem tem pouco espaço de armazenamento, pois estas combinam com qualquer ambiente. Para quem procura dividir uma divisão, por exemplo, ou mesmo criar um espaço dedicado ao vestuário no quarto, um biombo em rattan também pode ser uma escolha acertada.

rattan - organização

Caixas de organização podem ficar à vista de todos

Cuidados a ter

Apesar de esta ser uma fibra resistente, não deves coloca-lo numa área exterior totalmente descoberta, para que tenha uma maior durabilidade. Caso não seja possível, podes sempre envernizar a peça.

A limpeza de artigos em neste material é simples e eficaz. Um pano seco é o suficiente para a limpeza de manutenção. Em caso de nódoas mas difíceis acrescenta água e sabão neutro, evitando usar álcool ou acetona no artigo.

Agora que já sabes tudo sobre o rattan, inspira-te nas nossas tendências de decoração!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores