Como recuperar soalho de madeira antigo: algumas sugestões

Os soalhos em madeira requerem alguns cuidados constantes e são das opções mais procuradas na pavimentação dos pisos. A manutenção do estado da madeira e do verniz é essencial para um aspeto continuamente aprimorado. Contudo, o passar do tempo não poupa alguns danos, pelo que vimos sugerir-lhe algumas formas de recuperar soalho de madeira antigo.

recuperar soalho de madeira antigo
Os soalhos em madeira são a opção mais popular para casas. Saiba como mantê-los sempre impecáveis

Mantenha o chão limpo e cuidado

Uma das fraquezas da madeira é a humidade.Sempre que lavar o seu soalho, certifique-se que se encontra sem pó, cotão e outras sujidades. Opte por produtos de limpeza próprios para soalhos e areje bem a divisão para que seque totalmente.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Após a secagem, passe uma fina camada de óleo de cedro com um pano ou uma esfregona seca para manter o brilho da madeira, tendo o cuidado de espalhar bem para evitar a formação de pequenas poças. Após secar, a divisão poderá ser usada normalmente.

recuperar soalho de madeira antigo
Poderá sempre puxar o brilho ao soalho de madeira através da utilização do óleo de cedro.

Evite o desgaste, recuperar o soalho de madeira antigo

Existem múltiplas causas de desgaste do soalho, a começar pelos próprios passos no dia a dia, mas os danos devem-se também ao arrastar de móveis, à queda de objetos, aos animais de estimação e outras situações quotidianas. Assim, para prevenir o desgaste do soalho, evite usar saltos altos em casa, utilize bases ou tapetes para deslocar móveis e proceda à limpeza regular das tábuas e das juntas. Quanto mais profundos forem os danos, maiores serão os esforços para a sua recuperação e, em última instância, poderá ter de substituir os soalhos.

recuperar soalho de madeira antigo
Se está neste momento a recuperar o seu soalho de madeira, lembre-se que poderá aproveitar para dar um ar renovado a uma divisão, pintando as paredes.

Aposte na cera para a manutenção da madeira

Apesar de o óleo de cedro promover o brilho, o enceramento dos soalhos conseguirá resultados muito mais imediatos, para além de oferecer uma maior proteção à madeira. Para encerar o chão, deverá retirar todos os móveis da divisão e remover a toda sujidade do chão. Em seguida, com um pano seco e limpo, passe uma fina camada de cera por toda a superfície e aguarde. Quando a cera estiver prestes a secar, puxe o brilho com um pano macio. Após a secagem total, pode tornar a utilizar a divisão como habitualmente.

recuperar soalho de madeira antigo
O melhor conselho para o seu soalho de madeira, será utilizar tapetes por baixo dos móveis, de modo a evitar riscos e desgaste.

Para uma recuperação total: lixar e envernizar

Nos casos em que o enceramento é insuficiente para solucionar os danos, é preferível lixar e envernizar a madeira. Este é o método indicado para uma recuperação completa dos soalhos mais desgastados. Para tal, remova todos os móveis da divisão e limpe toda a sujidade do chão. Em seguida, com uma lixa de madeira, lixe toda a área até remover a camada anterior de verniz de todas as tábuas. Caso o soalho apresente riscos mais profundos, deverá proceder ao polimento com lixa até ao seu desaparecimento. Para as marcas de desgaste, utilize uma lixa fina. Após conseguir um piso homogéneo, deverá passar ao envernizamento. Aplique o verniz com uma trincha ou um rolo de pelo curto e aguarde até secar. Depois de seco, percorra toda a área com uma lixa de grão fino, aspire a poeira e aplique uma segunda demão. Deverá aguardar alguns dias após este processo para tornar a colocar os móveis na divisão.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores