Realizar remodelação de casas de banho

Por vezes pode ser necessário realizar uma remodelação na sua casa de banho. Na maioria das vezes pretende-se substituir alguns elementos que sejam antigos ou que já não funcionem tão bem. É o caso do chuveiro ou da sanita. Também existe a possibilidade de se readaptar por completo uma casa de banho. Isto pode incluir mudar canalizações, colocar azulejos na parede ou mudar o tipo de chão da casa de banho. A remodelação de uma casa de banho poderá ser parcial ou total. Em qualquer uma das vertentes poderá ser necessário ter aconselhamento especializado, tanto ao nível da arquitetura que pretende como também das empreitadas necessárias.

remodelação de casas de banho
Pode-se aproveitar o espaço da casa-de-banho com a mudança de uma banheira para um Poliban.

 

Substituir os elementos de uma casa de banho

Na maioria das remodelações pretende-se substituir os elementos que constituem uma casa de banho. Entre os mais destacados estão a sanita, o bidé, o lavatório e a zona de banho. São várias as opções existentes no mercado. Desde qualquer um destes elementos em vários materiais, como podem também ter configurações com diferentes tipos de design. Se esta se tratar apenas de uma remodelação parcial, poderá sempre escolher o que pretende, de acordo com o investimento que pretende. Poderá ser tão simples quanto, apenas, substituir uma sanita e adequar uma mangueira de higiene pessoal (optando por retirar o bidé).

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

 

Remodelar o casas de banho tendo em conta o seu tamanho

Pode-se pensar numa remodelação total na sua casa de banho, de modo a que esta possa ser um lugar onde o espaço é bem aproveitado. Neste sentido poderá ser necessário ajustar todos os elementos da casa de banho e rever a canalização. Uma das obras mais comuns será retirar a banheira para construir um poliban ou então, fazer uma nova zona de lavatório. Nesta última opção, terá que escolher que tipo de material pretende para a bancada do lavatório (as opções mais tradicionais estarão ligadas ao mármore), assim como que tipo de lavatório irá pretender.   

Os melhores materiais para paredes de casa de banho

Ao fazer uma remodelação total da sua casa de banho terá que considerar os melhores materiais para as paredes. Tem de ter em conta que esta é uma zona da casa onde é comum existir humidade e possibilidade de se entranharem fungos. Por esta razão, a maioria das remodelações tenta revestir as paredes da casa de banho com materiais de tipo azulejo, cimento ou tintas de parede com silicone. Seja qual for a escolha, deve ter em atenção não só a funcionalidade da casa de banho, como também a possibilidade de possuir elementos que a tornem num canto da casa com uma estética agradável.

Mudar o chão da casa de banho

Um aspeto importante na hora de realizar uma remodelação, será o tipo de chão a ser usada numa casa de banho. Normalmente, este deverá estar em consonância com os tons das paredes. Materiais como o ladrilho hidráulico, o azulejo cerâmico ou vinil, possuem as características certas para lidarem com a humidade e a água. Entre estas opções, existem os mais variados tipos de apresentação do chão, como figuras geométricas ou pavimento em estilo de soalho comum. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores