remodelar casa

Remodelar a Casa para aumentar o Número de Divisões

São várias as possibilidades a seguir para quem deseja remodelar a casa de modo a aumentar o número de divisões. Na maioria das vezes, será necessário ter uma opinião profissional e saber que este poderá ainda ser um investimento com alguma dimensão. Por outro lado, esta pode ser a oportunidade perfeita para dar um novo rosto à sua casa e aproveitar melhor o espaço que esta lhe concede. Poderá pensar num quarto de bebé, num escritório feito à sua medida ou até mesmo numa divisão extra para uma sala de jantar. 

remodelar casa
Os projetos de arquitetura são a melhor forma de conhecer e adaptar o seu espaço

Passos a seguir para remodelar uma casa

Quando está no momento de analisar todas as suas ideias, saiba que pode existir uma forma de se organizar melhor. A verdade é que muito provavelmente terá de contactar diversas pessoas para obter orçamentos, mas também para o conseguir o melhor efeito possível para a sua casa. Comece por arranjar um caderno que lhe servirá para apontar todas as ideias e preçários de serviços que terá de contratar para esta remodelação.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Anotar as possibilidades para aumentar o número de divisões

Ao anotar as possibilidades para aumentar o número de divisões, estará já a pôr este projeto em prática através desta fase inicial, mas muito importante. Tanto poderá encontrar uma divisão de sua casa na qual poderia acrescentar uma parede ou aumentar espaços como divisões de arrumos. Quando se trata de remodelar sua casa poderá também querer pintar paredes ou melhorar o sistema de canalização. A verdade é que este é um passo que pode levar a muitas direções, assim que é melhor ir tomando nota de tudo

Conhecer as fundações da sua casa

Antes de fazer o que quer que seja em termos de obras em casa, terá de conhecer as fundações da mesma. Esta fase é especialmente importante antes de iniciar qualquer projeto de arquitetura. Poderá não saber ao certo quais são as paredes mestras ou quais aquelas onde existem sistemas de canalização e gás. Poderá também dar-se o caso e estar a viver num condomínio que não permite esse tipo de obras ou que não faça sentido fazer uma grande remodelação, pois a casa não lhe pertence. 

Contactar especialistas para melhores ideias

Nem todos sabemos exatamente como funcionam as obras de remodelação ou o que poderá ser feito em concreto ao remodelar uma casa. A melhor opção será sempre tentar contactar um especialista para que faça uma avaliação. Poderá falar com ele as suas ideias, assim como entregar-lhe os planos de engenharia e arquitetura que estão na origem da sua casa. Nesta fase poderá ser bom contactar primeiro um arquiteto em vez de um empreiteiro. Esta será uma forma de também ganhar mais ideias e possibilidades para as divisões da casa.

Realizar Projetos de Arquitetura

O melhor meio para conseguir aumentar as divisões da sua casa, seguindo os princípios e regras que estão implicados, será realizando um projeto de arquitetura. Este irá conter tudo aquilo que é preciso para a remodelação. Não só o desenho arquitetónico implicado, mas também o plano de engenharia, os materiais e um orçamento que pode incluir o trabalho do empreiteiro.

Aumentar a área de construção de uma casa

O projeto de arquitetura será especialmente importante se pretender aumentar a área de construção de uma casa. Esta poderá ser realizada com a adição de novos andares à casa, transformação de sótão em divisões, aproveitamento de anexos e garagens, ou simplesmente aumentar a área da casa num determinado terreno. 

Procedimentos legais

Nem todas as obras de remodelação de uma casa carecem de aprovação legal, no entanto, obras que interfiram com a topografia de um lugar ou que estejam fora dos planos urbanísticos podem levar multas. A aprovação de um projeto de arquitetura por parte da câmara municipal é a primeira fase dos procedimentos legais necessários. Saiba que terá de pagar determinadas taxas, nomeadamente pela emissão de “licença de habitação”. 

Obras de remodelação

Em relação a obras de remodelação que poderão ser realizadas com maior facilidade e no sentido de arranjar mais uma divisão em casa, situam-se uma série de possibilidades. Em qualquer uma delas, porém, deverá procurar aconselhamento profissional. Eis algumas ideias que poderão tornar a sua casa num lugar onde estarão mais divisões disponíveis para novos membros da família ou espaços personalizados como oficinas ou escritórios. 

Encolher o espaço dedicado à casa -de-banho

Em casas particularmente antigas, poderá existir um espaço excessivo na casa de banho. Seja porque está lá colocada uma banheira grande, um bidé com pouco uso ou uma grande área dedicada ao lavatório. Encolher uma casa de banho para dar mais espaço à casa poderá ser uma solução bastante positiva, caso queira uma ajuda para aumentar o número de divisões. Saiba que no lugar da banheira poderá colocar um poliban, que hoje em dia se substitui o bidé por mangueiras junto à sanita ou que o minimalismo do espaço poderá conferir também momentos de conforto. 

Erguer paredes numa divisão interior

Esta é a opção mais óbvia para quem quer aumentar o número de divisões numa casa. A alternativa mais geral é transformar uma grande sala em duas divisões, providenciando utilidades diferentes a cada uma. São várias as formas de se erguer uma nova parede ou algum tipo de painel que delimite as divisões. No entanto deverá ter em atenção as características elétricas e materiais neste tipo de remodelação, pois ambas as divisões deverão ser dotadas de sistemas que permitam uma boa ventilação e uso corrente de tomadas. 

remodelar casa
Criar mais divisões numa casa pode ser uma alternativa a procurar uma casa nova.

Tapar varandas para ampliar o espaço

Outra ideia que poderá ser bastante fácil e com baixo investimento será tapando varandas ou terraços que sejam grandes. Esta é uma obra que pode ter soluções distintas de acabamentos, nomeadamente se o fará com paredes de vidro, coberturas automáticas ou materiais de construção que exigem uma empreitada maior. Deve ter em atenção que muitos condomínios podem ter as suas próprias regras quanto às intervenções nos espaços de fachada dos prédios ou casas. Esta alternativa também poderá ser estudada com ajuda de um profissional.

CFR - PT - POST - Vuelta al cole