Restauro e remodelação de móveis: como pintar móveis com spray

A capacidade de transformar o velho em novo é fantástica! Se é daquelas pessoas que adoram pôr as mãos à obra, vai gostar de saber como pintar móveis com spray. Dê uma nova cor e brilho aos seus móveis, de forma a que estes adquiram novamente um lugar de destaque na decoração da sua casa.

pintar moveis com spray

Os móveis pintados com spray dão um ar mais rústico à sua casa

Nunca aconteceu olhar para uma cómoda, da qual adora o design, mas estar cansado da cor ou a madeira estar com um ar envelhecido? Ora, se o móvel está em bom estado de conservação, não há porquê livrar-se dele! Pode optar por dar uma nova cor ao seu móvel e pintar o móvel com spray.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Esta é uma alternativa que permite dar um ar renovado ao móvel, e pode escolher cores mais leves ou fortes, de forma a jogar com a decoração do local onde o vai colocar. Pintar móveis com spray é uma alternativa bastante criativa, eficaz, simples e com baixos custos. Pode pintar cómodas, cadeiras, molduras, aparadores, escrivaninhas, e dar-lhes uma nova roupagem. No caso de ter um mobília bonita mas em mau estado de conservação, pode sempre aventurar-se no mundo do restauro de móveis.

pintar moveis com spray

Materiais necessários para pintar móveis

Materiais básicos

Antes de iniciar esta aventura, irá precisar de alguns materiais:

  • Para se proteger: luvas, máscara e, se necessário, uns óculos protetores
  • Escolha uma roupa velha, que possa estragar sem problema
  • Para proteger o espaço onde vai executar a pintura: Lona de proteção ou plástico e jornais
  • Lixa
  • Fita de pintura (caso necessite cobrir zonas específicas do móvel)
  • Primário
  • Pano macio
  • Tinta spray
pintar moveis com spray

Pode optar por dar só alguns apontamentos de outra cor e os móveis já ficam logo com outra imagem!

Preparar o espaço

Por muito que esteja com imensa vontade de remodelar a sua cómoda e iniciar este processo de pintar móveis com spray, se estiver a chover a cântaros, não é de todo a altura ideal. Isto porque é fundamental que a pintura ocorra num lugar arejado. Pode ser no exterior, se o tempo o favorecer, ou no interior, mas tem de ser um espaço muito bem ventilado e tem de ter uma preocupação extra para proteger tudo quanto se possa estragar.

Coloque a lona ou plástico no chão, coloque as luvas e a máscara e estão criadas as condições para iniciar os trabalhos.

pintar moveis com spray

Os móveis não precisam de ficar pintados com perfeição

Da limpeza à pintura: passo a passo

Comece por remover algum puxador, dobradiça ou estufado que não quer pintar ou manchar. Com o móvel livre, é conveniente limpá-lo com um pano, água e detergente neutro para remover a sujidade.

Depois de limpo, é sempre ideal lixar o móvel. Se já se aventurou a pintar paredes em sua casa, sabe que a lixagem é importante para preparar a peça para a tinta, melhorando a sua aderência. Não é necessário que esta lixagem seja perfeita. Em seguida, limpe o pó com um pano úmido. 

Dica: Quer antes, quer após a pintura do móvel com spray, uma limpeza adequada dos móveis é vital para a sua conservação.

Agora a melhor parte…Pintar! Mas calma!, antes de pintar, convém aplicar um primário no móvel, para o preparar para o spray. Agite bem a lata durante 1 minuto e aplique uma camada de primário sob o móvel. Deixe o primário secar.

pintar moveis com spray

Para além de móveis pode transformar as suas arcas facilmente!

E, finalmente, o spray! Agite muito bem a lata, e aplique sempre o spray a uma distância do móvel de 20-30 cm. Este é um processo por etapas e não fica pronto na primeira aplicação. Caso esteja tentado em pressionar o spray ininterruptamente e formar logo uma camada grossa de tinta, não o faça! O truque é pintar com movimento de vaivém, ir pressionando frequentemente a lata e ir criando uma camada de tinta bem leve. Deixe secar. Aplique uma segunda camada (e terceira, se necessário), até obter uma pintura uniforme e uma cor brilhante. Se removeu alguma peça, deixe secar pelo menos por um dia, antes de as aplicar novamente.

Preparado para esta aventura de pintar os móveis com sprays? Agora é só pensar nas cores que quer usar e mãos à obra!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter