Tenha a sua própria ilha na cozinha

Ilhas de cozinha: tudo que você precisa saber para ter uma

Há alguns dias falámos sobre pequenas cozinhas em que era quase impossível incluir uma mesa. Nesse caso, recorremos a mesas extensíveis e desmontáveis. Hoje, passámos para as cozinhas com mais espaço, e vamos apresentar ideias para adicionar uma daquelas coisas que todos nós queremos ter em casa: ilhas de cozinha.

Ilhas de cozinha TORONTO Conforama

O que ter em conta antes de projetar ilhas de cozinha

Antes de começar a pensar na futura ilha de cozinha, existem alguns fatores a ter em conta. É necessário garantir que a divisão tem o espaço adequado para incluir esta nova funcionalidade.

O primeiro fator a ter em conta é o espaço disponível. É preciso ter em conta que, entre a ilha e os móveis existe um bom espaço que permita a circulação. O aconselhado é de 70 centímetros. Assim, a ilha deve ser priveligada por quem tem cozinhas maiores.

Escolher o modelo e o espaço de armazenamento previamente é também essencial. Escolher as características da ilha – como se deve ou não incluir o lavatório, o tamanho da banca, etc – irá depender do gosto de cada um. A ilha deverá ter uma altura de cerca de um metro para garantir o conforto. Deve-se ainda aproveitar o espaço para criar armazenamento, com gavetas e armários embutidos.

Antes de projetar a cozinha, deves ainda garantir que o material segue a mesma linha e estilo da restante cozinha. Além disso, sobre a ilha de cozinha deve incidir luz direta. Candeeiros de teto são uma ótima opção!

Ilhas de cozinha FILM Conforama

Ilhas de cozinha: Porquê/

Uma das primeiras perguntas que podem surgir na sua cabeça é: porque preciso de uma ilha na cozinha/ É, claro, que cada cozinha e a forma de aproveitar o espaço da mesma é muito diferente, em cada casa surgem, sempre, diferentes necessidades. É por isso que vamos partilhar consigo algumas vantagens das cozinhas com ilhas, que certamente o ajudarão a dar uma resposta à questão colocada:

  • Com ilhas de cozinha, o espaço de arrumação pode ser bastante expandido. Graças às suas prateleiras ou gavetas, tem um espaço extra para guardar pratos e outros utensílios de cozinha.

Ilhas de cozinha - Cozinha BOLERO Conforama

  • Uma cozinha com ilha é um espaço multiuso. Pode usá-lo para o café da manhã, almoço ou jantar, mas também como uma área de apoio.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias
  • Se pensar sobre isso, as ilhas de cozinha ainda são uma bancada auxiliar. Assim terá um lugar perfeito para cozinhar com o seu companheiro (a). Uma das vantagens das ilhas é a possibilidade de circular em torno delas, assim evitará viagens e aproveitará seu próprio espaço.

Ilhas de cozinha - Cozinha MONTANA

  • Usar a ilha para adicionar aparelhos é uma boa ideia se a sua frente não for muito larga. Incorporar a máquina de lavar louça, o forno ou até mesmo o fogão, vai dar-lhe um espaço extra no armário principal.
  • Outra vantagem das ilhas de cozinha, é a sua função decorativo. Vai atrair a atenção dos visitantes e será o centro de todos os olhos. Quem nunca sonhou em ter uma bela ilha/ É o lugar ideal para dar vida aos seus sonhos e à sua decoração 😉

Ilhas de cozinha - Cozinha NISTA Conforama

Conseguimos convencê-lo/

Como mencionamos no início, as ilhas de cozinha são destinadas principalmente a divisões espaçosas. Mesmo assim, pense que são geralmente grandes estruturas que podem anular qualquer espaço, por mais amplo que seja, por isso não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve. Tente usar cores claras e materiais naturais para evitar sobrecarregar o ambiente da ilha.

A cozinha com ilha é perfeita para espaços com mais de 20m2

Ilhas de cozinha - Cozinha TANGO Conforama

Elas são perfeitos para cozinhas muito espaçosas e também para apartamentos abertos, onde não há separação entre a cozinha e a sala de jantar ou a sala de estar.

Mas se a sua cozinha não é grande o suficiente, não desespere. Temos há mesa com rodas que podem ter a mesma função que as pequenas ilhas. Com um pouco de engenho tudo é possível.

Ilhas de cozinha - Mesa com rodas EMMA para cozinha em Conforama

O que precisa de ter em conta para ter uma ilha na cozinha/

Em primeiro lugar, como já mencionamos, o espaço é determinante. Embora cozinhas mais pequenas também possam beneficiar com a inserção de uma ilha, são as ilhas de cozinhas grandes que realmente brilham. Em espaços pequenos, o tipo de ilha e a sua localização são fatores determinantes para que a tipologia de cozinha funcione. Tenha preferência por materiais nobres (que emprestam um toque de luxo à cozinha), cores claras e uma boa iluminação.

Na cozinha, as ilhas podem ter vários objetivos:

  • Separar a cozinha da sala, em open space;
  • Servir de mesa de refeição para a família;
  • Funcionar como bancada de preparação de alimentos;
  • Aumentar o espaço de arrumação da cozinha;
  • Centralizar o fogão, afastando-o das bancadas da parede.

Descubra as mesas de cozinhas que marcam as tendências e encontre a sua com até 40% de desconto no nosso novo Guia de Cozinhas 2018. Acabado de sair do forno! Se quer saber mais visite a secção Confo Kitchen da loja mais próxima e deixe-se maravilhar. Garantimos que vais encontrar a cozinha dos teus sonhos!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas