Tipos de mármore e as melhores alternativas para bancadas de cozinha

Para quem vai remodelar ou criar a sua cozinha de raiz, cada pormenor é precioso. Dos armários à bancada, tudo deve ser escolhido com cuidado e atenção, pois será neste cenário que irá confeccionar as próximas refeições. Neste artigo, falamos sobre os tipos de mármore, a sua utilização em bancadas e quais as melhores alternativas.

tipos de mármore

Escolha o material mais indicado para a sua bancada de cozinha

Historicamente, o mármore puro era bastante utilizado nas bancadas de cozinha, quer pelo seu preço como pela facilidade em encontrar este recurso. Hoje em dia, o mármore continua a ser utilizado na construção civil e na decoração de interiores; contudo, já não é habitual encontrar bancadas de cozinha que sejam totalmente fabricadas em mármore.

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Na sua grande maioria, as bancadas de cozinha disponíveis atualmente combinam vários materiais, como a pedra, a areia e diversos tipos de mármore.

Para escolher uma bancada de cozinha, deve equilibrar o seu gosto pessoal com os seguintes factores:

  • Durabilidade 
  • Custo 
  • Manutenção
tipos de mármore

Na cozinha WENGUE, a bancada em preto resulta na perfeição

De nada serve escolher um material barato que irá precisar de constante manutenção ou uma bancada que durará uma vida (a preço de ouro!) para uma casa onde viveremos apenas mais alguns anos. No entanto, não devemos descurar o conforto e funcionalidade; afinal, todos precisamos de uma cozinha prática e completa! Assim, antes de escolher o tipo de mármore e restantes materiais que vão compor a sua bancada, deve pensar como, quando e durante quanto tempo a bancada estará em utilização title=”Cozinhas”. Será esta análise que lhe vai indicar o material mais indicado.

tipos de mármore

A cozinha ONE, por exemplo, combina a bancada com os armários

Os tipos de mármore e as bancadas de cozinha

Bancada de pedra e mármore

Granito e mármore incluem-se na categoria de bancadas de pedra. Estas destacam-se pela resistência às diversas agressões; no entanto, a maioria das pedras reage negativamente a ácidos (como o vinagre e o sumo de limão), podendo perder a cor e manchar.

É muito difícil encontrar bancadas de pedra ou de qualquer um dos tipos de mármore que seja de uma só cor. Habitualmente, estas conservam o efeito natural da pedra, ou seja, uma mistura de tonalidades. Por isso, se procura uma bancada de uma cor só, estes materiais não são os mais adequados.

Bancadas de madeira maciça

Muito apreciada nas decorações rústicas, as bancadas de madeira maciça são bastante robustas e práticas. São de fácil limpeza e de grande durabilidade, pelo que são, cada vez mais, a escolha para a decoração de cozinhas. 

tipos de mármore

As bancadas de madeira são ideais para uma decoração rústica, como a da cozinha MARBELLA

Bancadas de quartzo

Uma das opções mais luxuosas são as bancadas compostas por pedras de quartzo. Tal como o mármore e o granito, o quartzo é muito resistente a objetos cortantes, mas reage negativamente a produtos ácidos ou químicos.

Este tipo de bancadas dispõe de uma paleta de cores muito limitada, sendo habitualmente encontrado em cores sólidas. Combina na perfeição com cozinhas com decoração clássica, recuperando a opulência das cozinhas imperiais. 

Bancadas em laminado

As bancadas em material laminado são compostas por um material específico que combina algumas camadas de madeira com um tratamento específico para resistir aos cortes, líquidos e outros produtos habituais na cozinha. 

As propostas de bancadas em laminado existentes no mercado surgem em diversas cores e padrões, com  superfícies totalmente lisas. Estas bancadas são menos resistentes que as acima mencionadas (não resistem, por exemplo, ao calor); contudo, são uma excelente opção quando o orçamento é limitado. 

tipos de mármore

A cozinha CALABRIA VINTAGE possui uma bancada laminada irresistível!

Bancadas em materiais reciclados

Para aqueles que não descuram o cuidado com o meio ambiente, existe uma alternativa composta por materiais reciclados (vidro, azulejos e cinzas cristalizadas) e restos de pedras naturais. O processo de fabricação deste tipo de bancadas é amigo do ambiente, consome pouca energia e recicla a água utilizada. 

Que material escolher para a bancada da cozinha?

Para além das opções já referidas, existem ainda as superfícies acrílicas, as bancadas porcelânicas e as bancadas em aço inoxidável (muito populares em cozinhas de restaurantes, hóteis, etc.). A decisão final deve resultar da ponderação entre o orçamento disponível e as suas próprias necessidades e gostos. Se continua com dúvidas, visite uma loja Conforama, descubra as opções de cozinhas disponíveis e peça a opinião de um especialista para o seu projeto. 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas