5 truques para renovar casas de banho pequenas sem obras

Apesar de não estarem imediatamente à vista, as casas de banho são dos espaços mais utilizados da casa e que mais necessitam de organização e atenção. Todavia, renovar casas de banho não tem de ser sinónimo de obras, mesmo quando o espaço é reduzido. Por vezes, bastam alguns truques que, imediatamente, conferem um ar renovado a esta divisão.

Renovar Casas de banho

A organização é chave para que a casa de banho seja um local funcional

Nem sempre é a possível realizar obras em casa e, por exemplo, remodelar a casa. Porém, as renovações não se fazem apenas com obras. Há muitas sugestões que podemos seguir para alterar o aspeto e a funcionalidade dos espaços.

CFR – PT – Text – Optimizar espacios

Mesmo pequenas, as casas de banho podem ser organizadas, funcionais e harmoniosas. Afinal, apesar de não serem propriamente o primeiro local que as visitas conhecem, ter uma casa de banho organizada é essencial para que nos sintamos confortáveis e felizes no nosso lar. E quando queremos renovar casas de banho pequenas sem esgotar o orçamento e sem perder muito tempo? É bem possível e fácil.

Renovar casas de banho com luz

Ter uma casa de banho escura torna-a ainda visualmente mais pequena. Em qualquer espaço da casa, a luz traz a ideia de ampliação. Assim, deves tirar maior proveito da luz natural. Se possível, deves retirar do exterior algo que esteja a impedir a entrada de luz natural. Por outro lado, se tiveres cortinas opacas, podes substituí-las por cortinas que deixem a luz entrar e, claro, mantenham a privacidade.

Se ter luz natural na casa de banho não é opção, podes acrescentar iluminação artificial, optando pelas lâmpadas LED, que são mais ecológicas e económicas a longo prazo. Uma solução criativa para quem apenas tem iluminação de teto são os candeeiros de parede que tornam a casa de banho numa espécie de camarim, ideal para te prepares para enfrentar o dia.

Plantas, plantas, plantas!

Pode não parecer o local ideal, mas a verdade é que as plantas conferem vida e cor a qualquer divisão e casa de banho não é exceção. Se tiveres luz natural direta, podes optar por plantas verdadeiras. Caso contrário, as plantas artificias também são uma opção válida e reconfortante.

Acessórios para organizar

A organização é chave na casa de banho, pois este é o local onde a maioria dos produtos são pequenos e facilmente se espalham. Optar por acessórios de organização como cestas e caixas para garantir que tudo fica no lugar próprio é o ideal, principalmente em casas de banho pequenas.

Renovar Casas de banho - AMY

Uma sugestão de caixas de organização para colocar produtos mais pequenos

Trocar as torneiras

É uma solução mais arrojada e dispendiosa, mas que irá fazer toda a diferença no aspeto da casa de banho. Dependendo do tipo de torneira, este trabalho pode ou não ser feito por um profissional. O certo é que, escolhendo as torneiras certas, renovar a casa de banho pode passar apenas por aqui.

Espelho meu, espelho meu

Não é apenas a luz que torna os lugares mais amplos visualmente. Os espelhos também têm a capacidade de multiplicar a perceção que temos dos espaços, além de serem uma peça útil nesta divisão. Aqui o tamanho importa e, por isso, se conseguires colocar um espelho grande, melhor.

Se procuras organizar a tua casa de banho (ou qualquer outra divisão!) podes inspirar-te com algumas ideias de organização e arrumação!

CFR – PT – Post – Optimizar espacios