5 formas de conjugar vasos decorativos para interior

Com múltiplas cores, materiais e feitios, os vasos decorativos para interior não passam de moda e continuam a ser elementos essenciais na decoração de interiores. Com tantas opções, selecionar os vasos decorativos mais indicados para uma divisão pode ser uma tarefa difícil. Neste artigo deixamos ideias inspiradoras para conjugar da melhor forma vasos decorativos para interior.

Vasos decorativos para interior - sala_

Os vasos decorativos dão o toque de charme ideal a qualquer divisão

Qual é o estilo de decoração da tua casa? Que cores dominam? Que materiais são utilizados? Estas são algumas questões que devemos colocar quando escolhemos os vasos decorativos ideais para o interior da nossa habitação, pois existem várias formas de os conjugar em interiores.

Assim, a cor e o tamanho dos vasos decorativos são elementos fundamentais no momento da escolha. Devemos também avaliar se queremos que este albergue ou não plantas. A pensar nestas dificuldades, preparamos um conjunto de dicas para conjugar vasos decorativos.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Espaços amplos pedem vasos maiores

Escolher o tamanho dos vasos decorativos para interior é simples: basta seguir a regra de que o vaso deve ser proporcional ao tamanho da divisão. Assim, num ambiente amplo, os vasos decorativos grandes são bem-vindos.

Os vasos decorativos maiores podem ser usados, por exemplo, para decorar o chão de uma sala grande. Já num espaço mais pequeno é mais harmonioso utilizar vasos de menor dimensão.

Por sua vez, em divisões mais pequenas não deves exagerar no tamanho dos vasos (nem da planta, se usares) para não criar uma desproporção visual no ambiente. Se não usares plantas, os vasos vazios devem ser utilizados sobre aparadores ou mesas de centro, uma das tendências para este ano.

Cores a combinar

As cores do vaso devem ser escolhidas tendo em conta as restantes cores dos espaços. Aqui há duas opções: ou seguir os mesmos tons da decoração do espaço ou optar por usar o vaso como um elemento de destaque, escolhendo uma cor chamativa. 

Vasos decorativos para interior - azul

Neste espaço, por exemplo, as cores dos vasos combinam com a restante decoração.

Se, por outro lado, preferires que a cor do teu vaso vá ao encontro restantes cores, conjuga-a com os tons usados nos tapetes, sofás e poltronas, por exemplo, ou mesmo a pintura da parede. Já se tiveres um espaço com cores mais neutras, a opção de dar destaque ao vaso pode ser interessante.

As plantas em destaque

Se queres que os vasos decorativos alberguem plantas de interior, é importante escolher modelos de vasos que comportem o tipo de planta escolhida, ou, se preferires, também é interessante usar flores de corte, que dão um toque diferente ao ambiente e fazem com que os vasos decorativos ganhem ainda mais destaque. Mas lembra-te que plantas e arranjos volumosos precisam de vasos maiores para manter a proporção. 

Os vasos com plantas também podem ser usados sobre as mesas da sala de jantar, em corredores ou no hall de entrada. As plantas são sempre são as protagonistas, por isso, o ideal é primeiro escolher a planta para, só depois, escolher o vaso. Para teres menos custos de manutenção, podes sempre procurar plantas artificiais.

Vasos minimalistas? Sim!

Tens uma decoração mais minimalista, mas queres usar vasos decorativos? Sim, é possível.

A ideia, neste caso, será usar vasos com formatos e linhas mais simples para este estilo. Tal como nos tamanhos, o objetivo é não criar um aspeto desproporcional e sim harmonioso. Nestes casos, os vasos podem ser colocados sobre caixotes, mesas ou até mesmo nas casas de banho.

Faz os teus próprios vasos decorativos para interior

A tendência de DIY (Do It Yourself) tem um dos seus expoentes máximos nos vasos decorativos. E o que podes usar? Tanta coisa! Caixas, pequenos baldes ou mesmo materiais usados, como latas de alumínio e lâmpadas. Esta é uma forma de tornar o espaço mais moderno, atrativo e, simultaneamente, sustentável. 

Vasos decorativos para interior

São várias as opções para conjugar os vasos decorativos, de forma simples

Em todas estas opções, existe a possibilidade de formar um conjunto de três vasos, por exemplo, e mantê-los agrupados no mesmo espaço. Para te inspirares, aqui ficam variados vasos e objetos de decoração!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores